Aliexpress não envia mais para o Brasil

Vocês já devem ter percebido que algumas lojas do Aliexpress não enviam para o Brasil. Essa é uma decisão recente que algumas lojas vem tomando e hoje eu vim explicar o porque para vocês.

No Aliexpress, cada lojista pode escolher para qual país quer enviar seus produtos. Lojas como Bestore e Ann’s store deixaram de enviar seus produtos para o Brasil, devido a muitas reclamações brasileiras que o produto demora muito para chegar.

É verdade que quando a gente compra um produto na internet, a gente quer que ele chegue o mais rápido possível. Porém, quando um produto vem do exterior ele demora naturalmente para chegar e quando chega no Brasil, a Receita federal retêm todos os pacotes para decidir se eles precisam pagar imposto antes de entrar no Brasil ou não.

Como o Brasil recebe milhões de pacotes por mês, esse processo da receita federal acaba sendo muito lento e as vezes o produto demora meses para chegar – estou esperando uma compra faz um ano! – É normal que nós consumidores, sem o produto, pedimos o cancelamento do pedido para ter nosso dinheiro de volta.

Finalmente, a loja fica sem o produto e sem o dinheiro e por isso algumas delas estão deixando de enviar para o Brasil.

aliexpress no brasil

Nós consumidores podemos fazer nossa parte para que essa situação não se generalize e que todas as lojas confiáveis deixem de enviar para o Brasil. Veja alguns pontos de atenção :

  1. Veja se a loja é de confiança ou não. Analise os comentários sobre a loja e sobre o produto para saber se outras pessoas já tiveram o mesmo problema que você e qual a solução que a loja propôs.
  2. Sempre que possível escolha a opção de frete com código de rastreio.
  3. Exija o código de rastreio. Sempre mande uma mensagem ao lojista e peça o código de rastreio – mesmo que você não tenha escolhido essa opção – e acompanhe o movimento do seu pacote. Eu uso o Muambator e super recomendo por ele manda notificações automáticas para o email quando seu pacote se desloca. Saiba mais.
  4. Depois de 2 meses de espera entenda se o seu pacote ainda está em transito ou se está parado na receita federal. No primeiro caso a culpa é do lojista, no segundo do nosso país. É muito importante entender essa diferença para não culpar e penalizar a pessoa errada.
  5. Estenda a garantia do seu produto, até ele chegar. Assim você garante que você vai ter ou o produto ou o seu dinheiro de volta.

Espero que tenha ajudado.

Flá

Tags from the story
, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *