Impostos para compras da China

O post de hoje tem como objetivo tentar esclarecer algumas dúvidas de muitas leitoras aqui do blog: Como funcionam os impostos da China?

impostos para sites da china

Sempre que alguém me pergunta se os produtos da China podem ser taxados quando chegam no Brasil, eu sempre respondo para ter bom senso na compra. Eu tenho uma regra pessoal de não comprar mais de $50 do mesmo vendedor, tomar cuidado com o tamanho dos pacotes (casacos, sapatos, bolsas, entre outros artigos volumosos) e escolher o envio padrão, pois envios expressos tem mais probabilidade de serem taxados. Como eu falei, essa é uma regra pessoal e nada garante que você não será taxada mesmo a respeitando, mas as chances são muito menores.

Sendo assim vou responder aqui as dúvidas mais comuns:

 

– Quando eu vou ser taxado?

Se você seguir a dica acima, as chances de você ser taxado são baixas, mas mesmo assim pode acontecer. É importante saber que uma pessoa física pode comprar até $50 de outra pessoa física sem pagar taxa. Sendo assim, se a loja / vendedor te enviar o produto – até $50 – como uma pessoa física, as chances de você ser taxado são muito baixas, porém se ele te enviar como uma pessoa jurídica, ou seja, como empresa mesmo, é quase certeza que você será taxado.

Eu sempre peço para a loja / vendedor mandar o produto como “gift” – presente – e algumas vezes quando eles fazem isso, eles diminuem o valor do produto, justamente porque eles sabem que existe muito problema na alfândega brasileira. Não recomendo pedir para o vendedor diminuir o preço, mas pedir para mandar como “gift” não custa nada. 😉

Outro ponto importante a ser levado em consideração é o tipo de produto que você está comprando. Além do tamanho do produto, o peso, categoria e marca do produto importa bastante. Celulares, relógios, Notebooks, eletrônicos, são muitos visados pela receita.

 

– Posso comprar mais de um produto?

Essa é uma dúvida muito frequente. Até um mito! rs… É importante ter em mente que a tributação é feita por pacotes e não pelo tanto de vezes que você comprou da China. Eles não vão olhar o seu nome nos pacotes – imagina que loucura com o tanto de pacotes que deve chegar todos os dias – sendo assim, você pode comprar $50 de um vendedor e $50 de outro, que, como serão 2 pacotes diferentes, a chance de um ser taxado não tem nada a ver com a do outro.

 

– Como funciona se eu for taxado?

Caso você seja taxado, você irá receber uma notificação na sua casa avisando que você deve pagar a taxa para retirar o seu produto. A taxa é sempre calculada em cima do custo do produto + frete. O valor total da taxa é calculado da seguinte maneira:

+ 60% da receita federal

+ ICMS de cada estado (19% para o Rio de Janeiro, 18% para Minas, São Paulo e Paraná e 17% para os demais estados)

+ R$12 de taxa dos Correios.

Na carta que você receber da Receita notificando que você deve pagar as taxas para liberar o produto, já vai estar escrito qual o valor à ser pago. Esse valor pode ser pago somente em dinheiro #chatisse.

 

– Porque as vezes ou sou taxado e as vezes não?

Essa é a única vez que a ineficiência do sistema brasileiro está a seu favor, rs… A verdade é que chegam milhões de pacotes da China todos os dias em Curitiba – principal entrega de mercadorias do gênero – e a Receita não da conta de tratar / liberar tudo. Aposto que se você já comprou na China esperou um bocado para seu pacote chegar! Pois é, o mesmo motivo! Com isso, a Receita faz uma tributação por amostragem e checam os pacotes que chamam mais atenção, seja pelo valor, seja pelo tamanho / peso, categoria, etc.

Outro ponto importante é que as vezes a Receita pode não concordar com o valor declarado e pode pesquisar o valor real do produto para calcular a taxa.

 

– Fui taxada injustamente. O que fazer?

Se você não concordar com a taxação da alfândega, ou achar que foi tributada injustamente, você pode ir na agência dos Correios e pedir o reexame, através de um formulário específico que eles disponibilizam. Contudo eu não recomendo esse processo, pois você deve reunir uma série de documentos (como fatura do cartão, invoice, etc…), o processo é super demorado e você fica sem o produto, pois ele volta para a Receita para re-analisar. Além disso, se as provas não forem suficientes, você deve pagar a taxa + multa + juros #FalaSério!

 

Espero que tenha ajudado e boa compras 🙂

Bjos Flá

Tags from the story
, , ,

4 de comentarios

  • Ola! Bom dia
    Gostei muito do seu blog, principalmente quando o assunto são compras on line!!! Você pode ajudar muita gente, como eu! rs
    Tenho uma dúvida…. quando você pede ao vendedor que lhe envie o pacote como gift, você faz esse pedido antes de pagar ou depois ?
    Existe algum espaço especifico para esse contato?

    Obrigada!
    Bjos

    • Oi Maria Clara,
      Normalmente funciona assim: Você adiciona o item no carrinho e vai ter um box para você escrever uma mensagem ao vendedor. Você pode pedir que ele lhe envie como gift nesse box.
      Adorei que você gostou do Blog 😉
      Bjos, Flá

  • Oi, tudo bem?

    Quando um produto é taxado e o valor da taxa for muito alto e acabar não compensando o produto, eu posso deixar esse pacote lá e simplemente nao pagar a taxa e ficar sem o produto ou eu sou obrigada a pagar a taxa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *